Blog

Ciência forense: Balística

A Balística é a ciência que estuda o movimento de corpos lançados (projéteis), principalmente, das armas de fogo. Um dos primeiros grandes estudiosos da balística foi Leonardo da Vinci. Além de pintar o famoso quadro Monalisa, da Vinci tinha grande fascinação por armas modernas.

A balística analisa o comportamento do projetil no interior e no exterior da arma, estudando a trajetória, marcas, explosões e vestígios de pólvora. Alguns exames para conseguir provas são feitos pelo setor da Balística, mas quatro são os principais nessa ciência: o exame de eficiência que testa as armas para verificar se elas possuem a eficiência para realizar disparos, avaliando sua estrutura e fazendo alguns testes.

O exame metalográfico, que tem como princípio recuperar numerações de séries apagadas das armas e balas, aplicando reagentes químicos para revelar o que estava apagado. Existe também o exame de comparação, que compara a arma de fogo e os projéteis encontrados. Ambos são comparados em microscópios especializados que geram um vídeo de alta resolução no qual a análise poderá ser feita. Por último, mas não menos importante, existe o exame de segurança que verifica se o dispositivo de segurança da arma não foi alterado e esclarece dúvidas sobre um possível disparo acidental.

Além de servir como meio de prova, a balística forense tem todo uma importância entre as demais ciências, pois, muitas vezes, seus exames podem auxiliar na condenação ou absolvição de um acusado.