A perícia sempre tem um lugar especial em seriados criminais, principalmente os americanos. Isso se deve ao seu valor legal como prova em julgamentos, ou ainda o potencial de identificar itens que sejam relevantes para investigações policiais.
Mas afinal, o que é a perícia?
Etimologicamente a palavra perícia vem do latim peritia e significa “conhecimento adquirido pela experiência”. Estudiosos contemporâneos adicionam a essa definição o aspecto de usar a perícia como um instrumento. A RW Peritos utiliza a perícia para buscar, cientificamente, vestígios que revelem a verdade atrás dos fatos.
De maneira geral, um perito precisa de muita formação técnica e experiência para analisar uma cena de crime, um acidente ou uma falsificação. Isso se deve ao fato de que nenhum ambiente é igual ao outro e pode apresentar muitos itens que não são comuns àquele local.
Como existe a necessidade de um grande conhecimento em diversos assuntos (por exemplo, uma cena de crime requer conhecimentos em química, biologia, física, engenharia, medicina, toxicologia e muitos outros) o profissional de perícia deve ser capacitado e profundo conhecedor da sua área de atuação. Dessa forma, o laudo pericial produzido pelo perito poderá ser utilizado como prova em um julgamento ou acidente e determinar o responsável pelo sinistro.